Combate ao Câncer - prevenção e diagnóstico precoce

Atualizado: 9 de Dez de 2020

O que é?


O câncer é uma doença bem reconhecida e temida por todos, mas você sabe realmente o que é?


O nome abrange cerca de 200 doenças em que todas apresentam a mesma causa, o crescimento anormal das células no nosso organismo. Nesse crescimento descontrolado nos tecidos e órgãos é onde o câncer se inicia, pois ao invés de morrerem, essas células cancerosas crescem ainda mais. O processo desordenado ocorre pela carcinogênese, que consiste em alterações nas células, especificamente no seu DNA, assim essas células acabam perdendo a capacidade de limitar e controlar o seu próprio crescimento, multiplicando-se muito rápido.

Normalmente esse processo ocorreria de maneira controlada e ordenada, já que a divisão celular é muito importante para regeneração e crescimento de órgãos e tecidos.


Como a doença se espalha


O câncer se espalha através de um processo chamado metástase, pois há a presença dessas células cancerosas na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos fazendo com que a doença se espalhe rapidamente em diferentes áreas.


O câncer e seus tipos


A doença pode ser agrupada em diversas categorias, aqui vão as principais dela:


- Leucemias: atingem o tecido que produz o sangue, como é o caso da medula óssea.

- Linfomas e Mielomas: atingem e se originam no nosso sistema imunológico.

- Carcinomas: se originam e atingem os tecidos que cobrem os órgãos internos.

- Sarcomas: tem origem nos ossos, cartilagem, vasos sanguíneos gordura e músculos.


A importância de um diagnóstico precoce


O diagnóstico precoce nesses casos são fundamentais para aumentar as chances de cura e do controle da doença. A grande maioria dos casos são descobertos em estágios avançados, o que diminui drasticamente as possibilidades de cura aumentando as chances de fatalidade. Isso nos mostra a necessidade de nos atentarmos aos sinais e à nossa saúde, a conscientização pode aumentar o hábito da saúde preventiva, porém não basta saber, tem que ser colocado em prática.


As campanhas de conscientização como o Outubro Rosa e o Novembro Azul mostram-se muito eficientes, uma vez que muitas pessoas estão buscando realizar os exames e se consultar preventivamente. Mas não existem apenas esses dois tipos, o câncer de pulmão, de pele e o de cólon apresentam altas taxas de mortalidade, apesar de poderem ser tratados, e tendem a aumentar de acordo com os anos aqui no Brasil.


Como prevenir


- Busque uma alimentação saudável: opte por alimentos orgânicos descartando os industrializados e ultraprocessados, é importante citar também o consumo excessivo de açúcar. Coma vegetais, frutas, legumes, buscando sempre variar para uma absorção mais completa e abrangente de diferentes nutrientes.


- Não fume: Sem dúvida alguma o ato de não fumar evita muito diversos tipos de cânceres, principalmente o de pulmão, laringe, faringe e esôfago.


- Controle o peso: manter o peso ideal favorece para combater e evitar a obesidade e consequentemente favorecendo para melhorar a qualidade de vida.


- Pratique exercícios: as atividades físicas são essenciais para combate e prevenção do câncer e outras inúmeras doenças. Não há regras, toda e qualquer atividade física é válida, caminhar, nadar, dançar, são ótimos exemplos.


- Amamente: a amamentação protege tanto as mães contra o câncer de mama, quanto as crianças contra a obesidade infantil.


- Evite ao máximo a ingerir álcool: o álcool contribui para o desenvolvimento do câncer.


- As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do colo do útero de três em três anos.


- Vacine-se contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos são vacinados gratuitamente.


- Use protetor solar e evite a exposição ao sol: entre 10 e 16 horas evite exposição ao sol, sempre que possível utilize também chapéus, bonés, roupas etc.


O Câncer é uma doença comum?


Sim, essa doença afeta em média metade dos homens e um terço das mulheres em algum momento da vida, por isso é muito importante estar em dia e em acompanhamento com a saúde. O risco de desenvolver vários dos tipos de câncer podem sim ser reduzidos, mas isso depende muito de como vamos agir, precisamos adotar uma série de mudanças na nossa vida.


A doença é comum e pode nos atingir a qualquer momento, por isso devemos tomar uma série de medidas para prevenir, apesar de não podermos controlar tudo, como por exemplo o histórico familiar/genético, mas o fato de buscar qualidade de vida nos agrega muito na prevenção. Cuidar de si mesmo também é um gesto de amor, o Câncer tem cura e pode ser evitado também.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo